domingo, 6 de janeiro de 2008

Dallaglio anuncia aposentadoria

O ex-capitão da seleção da Inglaterra, Lawrence Dallaglio, anunciou pela segunda vez a retirada dos campos em partidas internacionais.

Dallaglio levanta a Copa do Mundo de Rugby em 2003 junto com Neil Back e Richard
Hill, seus companheiros de terceira linha. Os três eram chamados de Santíssima Trindade.


Um dos poucos jogadores ingleses a jogar todos os minutos da vitoriosa campanha da Inglaterra na Copa de 2003, Lawrence Dallaglio já havia pendurado as chuteiras da seleção em 2004, mas reverteu sua decisão em 2006, quando foi chamado para jogar a Copa do Mundo novamente.

Na final da Copa de 2007 ele recebeu seu 85º cap, um tipo de certificado de quem joga partidas internacionais oficiais pela seleção nacional.

O número oito, que fez seu primeiro jogo internacional em 1995, disse ao jornal britânico The Sun que “foi o inglês mais orgulhoso de si cada vez que vestiu a camisa de seu país”. “Entretanto, – continuou ele – Eu acredito que minha carreira internacional chegou ao fim e é minha hora de sair do caminho e dar espaço para os novos talentos que estão chutando a porta”.

O jogador de 35 anos disse que no final da temporada européia se aposentará também da carreira em clubes.

Outro ex-capitão inglês, Bill Beaumont, disse à BBC que concorda com a decisão. “Acho que do ponto de vista de Lawrence essa é a melhor hora para sair – ele já fez tudo em campo. Não tem tantos caras que levantaram o Premiership (Guiness Premiership, campeonato inglês de clubes), jogou em turnês vencedoras dos Lions, levantou a Copa do Mundo de Rugby.”

Beaumont, que liderou a seleção ao primeiro Grand Slam depois de 23 anos, em 1980, disse que Dallaglio merece um lugar entre os grandes jogadores da história do país, mesmo com as controvérsias que surgiram durante sua brilhante carreira.

Os episódios mais conhecidos envolveram a relação de Dallaglio com seus técnicos nacionais. Quando retornou aos campos em 2006, foi acusado de “obrigar” o então técnico Andy Robinson a colocá-lo como titular no lugar do capitão Martin Corry. E recentemente, ao final da Copa de 2007, criticou a má atuação do atual técnico (de contrato renovado) Brian Ashton e comissão técnica da Inglaterra.Mesmo com todo esse rolo, Ashton disse que não seria influenciado por essas atitudes na escalação para o Six Nations desse ano, mas acabou se livrando de uma situação chata. Os 32 jogadores serão anunciados na próxima quarta-feira 9.

Lawrence Dallaglio foi um jogador de um time só, jogando sempre pelo London Wasps, atuais campeões da Heineken Cup, o principal torneio de clubes da Europa. Tendo anunciado que no final da temporada vai pendurar as chuteiras no clube também já recebeu convite para continuar no clube com um cargo técnico. O jogador disse que vai fazer cursos de capacitação dentro do Wasps e vai estudar antes de se tornar técnico.

“Não espero ter as habilidades de bate-pronto, então vou ficar um tempo longe do campo e voltar depois. Só porque você foi um jogador de elite não quer dizer que possa ser um técnico de elite. Não é algo que se possa virar. Tem que ser modesto.”

Quem também encerrou as atividades de Test matches foi o ponta veterano da França Christophe Dominici. Com 65 caps, ele disse que há outros jogadores e uma nova história começando que tem como objetivo a Copa de 2011.


P.S.: Tem muita gente que não acredita que uma das estrelas da seleção inglesa vá desistir assim. Até porque Dallaglio, mesmo um pouco velho, está em um de seus melhores momentos tanto física quanto taticamente.

Um comentário:

Rafael Takano disse...

Fora o segunda linha francês Fabien Pelous, que se aposentou ano passado em novembro e o Gigante scrum-half Agustín Pichot que também abandonou os Pumas depois da Copa...