domingo, 20 de janeiro de 2008

Brian Ashton traz surpresas para o 6 Nations

O 6 Nations começará em breve, e a maior parte dos técnicos já escalaram seus times. O torneio europeu de seleções tem seu kick off no dia 2 de fevereiro e acaba dia 15 de março.

Brian Ashton anuncia a esquadra que levará ao 6 Nations

A maior parte dos técnicos privilegiou uma escalação com novos nomes, privilegiando jogadores que tem mais chances de jogar a Copa daqui a 3 anos. Mas algumas surpresas surgiram na escalação feita por Ashton para a Inglaterra.

Jogadores como o tongano Lesley Vainikolo, sensação do Gloucester, e Danny Cipriani, o abertura que promete representar bem o papel de Wilkinson foram escalados, e Olly Barkley não.

Vainikolo, que mudou recentemente do Rugby League para o Union, promete ser a sensação do torneio. Com a velocidade e força dos jogadores do Pacífico, o ponta de 28 anos foi elogiado por Mike Tindall: “Você não pode negar os feitos dele. Ele é simplesmente um fenômeno no que pode fazer dentro de campo.” Detalhe é que Vainikolo só havia jogado 9 jogos no Rugby Union quando Ashton o escolheu!

Danny Cipriani é o abertura do London Wasps e apesar dos 20 anos já é considerado um dos melhores jogadores da Inglaterra. Apesar de ter que se impor bastante para tomar o posto da lenda Jonny Wilkinson, o garoto já vem sendo chamado de “gênio” pela mídia. Fora os tablóides, que já estão de olho no mais novo candidato a galã.

Com a saída de Corry e Dallaglio, o espaço na terceira linha está livre para James Haskell mostrar o que sabe. Dallaglio vai abrir esse espaço também no London Wasps, clube em que o asa/oitavo de 22 anos também joga. Seu técnico no Wasps, Shaun Edwards disse que Haskell “é um punido quando com a bola nas mãos que quebra muitos tackles e tem um olho para a linha de try.”

Outros novatos a ficar de olho são Tom Croft, segunda linha/asa que dizem ter velocidade e manuseio de bola equivalente aos de um centro, e o scrum-half Richard Wigglesworth, que teve excelentes atuações com o Sale mas ainda não despontou porque segundo ele mesmo: “nunca fiz um try de 60 metros – eu jogo para o time. Com tantos velocistas no time, minha função é deixá-los jogar, e não jogar por mim”.

Quanto à ausência de Olly Barkley na escalação, Ashton disse não ser uma punição, e sim um apoio à Barkley, para que ele tenha tempo de se concentrar na audiência que terá dia 11 de fevereiro, no meio da competição. Berkeley está sendo acusado de agressão física em um festa de casamento. O centro do Bath alega inocência, e terá que comparecer perante o juiz para se defender. O jogador disse estar desapontado, pois está em ótima forma em seu clube mesmo com as “distrações” fora de campo.

Confira os escalados:
Backs: I. Balshaw (Gloucester), D. Cipriani (Wasps), M. Cueto (Sale Sharks), T. Flood (Newcastle), A. Gomarsall (Harlequins), C. Hodgson (Sale Sharks), J. Noon (Newcastle), P. Richards (London Irish), P. Sackey (Wasps), D. Strettle (Harlequins), M. Tait (Newcastle), M. Tindall (Gloucester), R. Wigglesworth (Sale Sharks), J. Wilkinson (Newcastle), L. Vainikolo (Gloucester).

Forwards: S. Borthwick (Bath), T. Croft (Leicester), G. Chuter (Leicester), L. Deacon (Leicester), N. Easter (Harlequins), J. Haskell (Wasps), B. Kay (Leicester), L. Mears (Bath), L. Moody (Leicester), T. Payne (Wasps), T. Rees (Wasps), M. Regan (Bristol), S. Shaw (Wasps), A. Sheridan (Sale Sharks), M. Stevens (Bath), P. Vickery (Wasps, capt), J. Worsley (Wasps).

2 comentários:

MarceLo Cabrera disse...

E os PUMAS, Rafael?

Acabou não virando nada pro six nations? Vai virar pro three?

Rafael Takano disse...

O mais provável é que eles sejam incluídos no Tri-Nations mesmo, já que as equipes européias descartaram a possibilidade.
Algumas negociações já foram feitas com a SANZAR (organização que representa as três uniões de rugby do hemisfério sul). Mas a inclusão dos Pumas exige a inclusão de equipes argentinas no Super 14, ou pelo menos uma contratação maciça de jogadores.
Os dirigentes australianos já disseram que topam. os sul-africanos não devem ser problema, mas os neo-zelandeses já acham ruim viajar para a África do Sul, que dirá para a Argentina...
E pelo que comentaram isso só ia poder ser feito de fato em 2011, pora causa de contratos com patrocinadores, transmissão de TV, etc...Mas uma coisa é certa, os Pumas terão muito mais amistosos esses próximos anos!