quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Gasnier e a moda do Cross-code.

Mark Gasnier corre para marcar seu primeiro try em território Union

O cara chegou agora, mas não tem nada de novato. Mark Gasnier já marcou 77 tries em 134 partidas no NRL (National Rugby League) pelo St. George Illawarra Dragons, e 15 caps pela Seleção Australiana, marcando 11 vezes.

O ponta, que já marcou um try em sua estréia no Union, pelo Stade Français, receberá um milhão de dólares por ano. Esse tipo de oferta, mais a possibilidade de jogar nas seleções nacionais de Union vêm atraindo muitos jogadores para a troca de códigos, ou cross-code.

Alguns jogadores, como Lote Tuqiri, Jason Robinson e Lesley Vainikolo, fizeram a transição de códigos com muito sucesso. Vainikolo, que atualmente joga pelo Gloucester, nasceu em Tonga, mas foi criado na Nova Zelândia, seleção que representou no League. Quando mudou de código, tinha 3 possibilidades: Tonga, por nascimento, Nova Zelândia, por parentesco, e Inglaterra por residência. Optou pela Inglaterra e, como já comentamos, foi selecionado para o time da rosa vermelha depois de apenas 9 jogos no Union.

Jason Robinson, um caso extremo, foi uma grande estrela no League, jogando 12 vezes pela seleção britânica e 7 pela seleção inglesa. Em 1996 começou também a jogar Union pelo Bath, e em 2000 trocou definitivamente de código. Em 2001 ganhou seu primeiro boné na seleção Inglesa, onde marcou 140 pontos em 51 aparições. Fora uma brilhante carreira em clube.

Outro caso à parte é o que envolve Sonny Bill Williams, jogador neozelandês de league que abandonou o clube australiano Bulldogs para jogar no Toulon. Sim, o mesmo que contratou Tana Umaga e outros vários jogadores veteranos. Bill Williams quebrou o contrato com seu clube de league, gerando uma tremenda cobertura das mídias internacionais.

O êxodo de algumas estrelas do League para o Union se deve, segundo David Gallop, à incapacidade de clubes australianos em oferecer o mesmo que clubes como o Stade Français. Chefão da NRL, David diz que "a realidade que todos devem aceitar é que não dá para inventar dinheiro, e que clubes da NRL não conseguem competir com um milhão de dólares em um ano por um só jogador."

Enquanto esses “cross-coders” criarem belas jogadas como as de Jonah Lomu (sim, ele também começou no league!) ou de Jason Robinson, que continuem vindo para o Union!

4 comentários:

Douglas Funny disse...

ah... agora entendi o tal do cross-code.

Igor Martins disse...

na verdade, Toulon, certo?

Rafael Takano disse...

Exato, já corrigi. muito obrigado!

Anônimo disse...

Um milhão que nada, eles estão mudando para Union para ter a oportunidade de usar o uniforme rosa luxo do Stade Français.

Eu acho justa a mudança!