quarta-feira, 2 de maio de 2007

Para começar:

Um pouco de História!

A lenda mais aceita para o surgimento do esporte é a de que William Webb Ellis, um estudante inglês, tenha tomado a bola com as mãos e corrido até a linha de fundo em um jogo de futebol. Isso foi em 1823, quando nem o futebol tinha suas regras claras de verdade. O aluno da Rugby School (também nome da cidade) foi perseguido pelos seus colegas que tentavam derrubá-lo. Há indícios, porém, de que a bola havia sido carregada com as mãos em outras partidas antes de Webb Ellis.

Pode ser que ele não tenha sido o primeiro a carregar a bola, mas, ao que tudo indica, o "football", tal qual era jogado na cidade e escola de Rugby, não permitia que aquele que segurasse a bola corresse em direção ao lado oposto e Webb Ellis fez exatamente isso, criando assim o que passou a ser chamado de Rugby Football Union alguns anos mais tarde. Lembrem-se que nesse tempo ainda não estavam divididos os vários tipos de "football" que surgiram posteriormente, como o Football Association, que é o futebol que todos nós brasileiros jogamos.

Apesar das discordâncias, essa foi a história que ficou. Tanto ficou que o nome da taça entregue ao campeões do mundo se chama "William Webb Ellis Trophy". A Copa do Mundo de Rugby, que acontece de quatro em quatro anos, tem a terceira maior audiência mundial em eventos esportivos, ficando quase empatado com os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo da FIFA. Mas falarei da Copa do mundo em um próximo post.

A "corrida" de Webb Ellis não foi legalizada até 1841-2 e em 1845 foi escrito o primeiro livro de regras do Rugby Football. Em janeiro de 1871, foi fundado The Rugby Football Union, para uniformizar as regras do esporte e retirar alguns aspectos mais violentos do jogo. Escrito por três advogados que haviam estudado em Rugby, o resultado foram Leis, e não regras do esporte. Então surgiu a International Rugby Board- IRB para determinar as regras de jogos entre times de países distintos. Em 1884 houve um desacordo entre Inglaterra e Escócia, durando até 1930, quando foi determinada a unificação do regulamento da IRB para todos os jogos. As leis continuam mudando aos poucos para se enquadrar melhor à qualidade de jogo e evitar danos físicos.

Nesse meio tempo, como você já deve ter percebido, o Rugby Football saiu de Rugby, da Inglaterra e alcançou a Europa. E não foi só isso. As colônias britânicas conheceram o rugby logo. Isso explica como a elite do rugby é composta por Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Também chegou por aqui na América Latina por intermédio de imigrantes ingleses.

Diz-se que Charles Miller, aquele que trouxe o futebol para o Brasil, é o responsável pelas primeiras partidas de rugby e pelo primeiro clube a jogar o esporte: o São Paulo Athletic Club-SPAC, quando ainda era no "Campo dos Ingleses", no bairro de Pirituba, em São Paulo. Uma série de jogos entre paulistas e cariocas foi disputada entre 1926 e 1940. Algumas partidas internacionais também ocorreram, como contra os Springboks (seleção sul-africana) e a seleção inglesa em 1932 e 1936, respectivamente. Por conta da Segunda Guerra Mundial, os ingleses, que eram a base dos times daqui, foram convocados e as partidas ficaram suspensas até 1947. Foi então fundada, em 1963, a União de Rugby do Brasil-URB, que organizou o 3º Campeonato Sul-Americano de Rugby, no qual a seleção brasileira terminou em segundo lugar. O campeonato chamou a atenção para o esporte e foram formados times juvenis pela primeira vez.

E para falar de um assunto que, tomara, será recorrente nesta página, em 1966 se enfrentaram a A.A.A. Horácio Lane, da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e a A.A.A. Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no primeiro jogo universitário.

A Associação Brasileira de Rugby-ABR entrou no lugar da URB em 1971 e, reconhecida pelo Conselho Nacional do Desporto, organizou o 7º Campeonato Sul-Americano de Rugby em São Paulo. A Seleção Brasileira de Rugby é filiada à IRB (International Rugby Board), e figura atualmente entre as 35 melhores seleções do mundo, segundo o ranking mundial da entidade. Também é a atual campeã sul-americana B. A Seleção Brasileira Feminina foi tri-campeã sul-americana em 2007.

Nenhum comentário: