terça-feira, 29 de maio de 2007

Cásper Sevens

Esse é o RUGBY!

Time da Cásper vence uma partida, domina o terceiro tempo e se consolida entre as equipes universitárias em torneio realizado no dia 19.


Desde o começo, os RUGBY REDS tiveram problemas com o 1º Campeonato Universitário de Rugby Seven´Side. A modalidade exige 7 jogadores em campo e mais 3 reservas, só conseguimos 9. Ainda assim, conseguimos nos inscrever. Já no sábado de manhã, com muita chuva e frio, recebemos a notícia de que 3 jogadores não poderiam mais participar: Israel contundido, Cazuza trabalhando e Danico desaparecido, além de Caio e Bruno Roma que também estavam fora por contusões. Com um atraso de uma hora e meia, conseguimos que o guerreiro Israel esquentasse os joelhos e fosse conosco.

No Clube Paraíso Verde, em São Roque, os jogadores se trocaram e se aqueceram para entrar em campo contra a equipe Jedis, veteranos da FEA. Começamos com Batman e Korejah (pilares), Leandrito (hooker), Chris Baines (scrum half), Israel (abertura), Rafael Telefone (centro) e Johnnie (ponta). Contamos também com a ajuda de um jogador do time da UNIP, que entrou no segundo tempo como ponta para a saída de Telefone, passando Johnnie para centro. A experiência dos jogadores Jedis prevaleceu, não só nesse jogo, e a equipe feana ficou em terceira na colocação geral.

A derrota e a chuva não conseguiram esfriar os ânimos casperianos, que saíram de campo com a cabeça erguida, e, após o almoço fornecido pela organização e muitas risadas, voltaram a campo para enfrentar outro time, também dos donos da casa. Dessa vez, a história foi diferente, Telefone entrou como scrum half, Chris como abertura e Israel como centro. Essa foi a escalação do time vitorioso que anotou 2 tries e uma conversão. No início do jogo, levamos um rápido try não convertido do FEA 2, nos despertando para o jogo. Em seguida, Chris correu para o fundo e colocou a bola no chão, fazendo nosso primeiro try. No segundo tempo, saiu mais um try, dessa vez foi convertido com um belo drop-kick pelo hooker Leandrito.

A vitória histórica fez com que nosso time entrasse em campo confiante contra a Farma-USP, atual campeã da FUPE e da Inter-USP. Seguramos bem o ritmo do jogo e nos divertimos bastante. Mas não teve como segurar o time que viria se sagrar campeão do torneio.

O torneio em comemoração aos 10 anos de FEA Rugby não deixou nada a desejar. Bom campo, boa organização, boa comida e principalmente boa cerveja para regar os jogadores no tradicional “terceiro tempo”, obrigatório em todas as partidas de rugby. Se contasse pontos para a classificação geral, certamente o escrete casperiano estaria em primeiro lugar. Muita cerveja, muita cantoria do rugby e alguns prêmios depois, chegou o DJ Kibe, a.k.a. Marcinho Cabelêra, o mesmo que esteve em JUCAs passados e agitará o exército vermelho em Registro este ano.


Ao som de Homem Grito e Sérgio Mallandro, o time rubro mostrou como bons jogadores se comportam: mal. Esperamos poder proporcionar um evento como esse em nossos 10 anos também. Parabéns para a Cásper, parabéns para a FEA, e para todas as outras faculdades presentes no evento.


Try: forma de pontuar do rugby em que o jogador coloca a bola após a linha de fundo adversária (try line). Vale 5 pontos.

Conversão: chute por entre os postes em H, realizado após um try. Vale 2 pontos

Drop-kick: chute em que a bola toca o chão antes de ser atingida pelo pé do jogador.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Para começar:

Um pouco de História!

A lenda mais aceita para o surgimento do esporte é a de que William Webb Ellis, um estudante inglês, tenha tomado a bola com as mãos e corrido até a linha de fundo em um jogo de futebol. Isso foi em 1823, quando nem o futebol tinha suas regras claras de verdade. O aluno da Rugby School (também nome da cidade) foi perseguido pelos seus colegas que tentavam derrubá-lo. Há indícios, porém, de que a bola havia sido carregada com as mãos em outras partidas antes de Webb Ellis.

Pode ser que ele não tenha sido o primeiro a carregar a bola, mas, ao que tudo indica, o "football", tal qual era jogado na cidade e escola de Rugby, não permitia que aquele que segurasse a bola corresse em direção ao lado oposto e Webb Ellis fez exatamente isso, criando assim o que passou a ser chamado de Rugby Football Union alguns anos mais tarde. Lembrem-se que nesse tempo ainda não estavam divididos os vários tipos de "football" que surgiram posteriormente, como o Football Association, que é o futebol que todos nós brasileiros jogamos.

Apesar das discordâncias, essa foi a história que ficou. Tanto ficou que o nome da taça entregue ao campeões do mundo se chama "William Webb Ellis Trophy". A Copa do Mundo de Rugby, que acontece de quatro em quatro anos, tem a terceira maior audiência mundial em eventos esportivos, ficando quase empatado com os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo da FIFA. Mas falarei da Copa do mundo em um próximo post.

A "corrida" de Webb Ellis não foi legalizada até 1841-2 e em 1845 foi escrito o primeiro livro de regras do Rugby Football. Em janeiro de 1871, foi fundado The Rugby Football Union, para uniformizar as regras do esporte e retirar alguns aspectos mais violentos do jogo. Escrito por três advogados que haviam estudado em Rugby, o resultado foram Leis, e não regras do esporte. Então surgiu a International Rugby Board- IRB para determinar as regras de jogos entre times de países distintos. Em 1884 houve um desacordo entre Inglaterra e Escócia, durando até 1930, quando foi determinada a unificação do regulamento da IRB para todos os jogos. As leis continuam mudando aos poucos para se enquadrar melhor à qualidade de jogo e evitar danos físicos.

Nesse meio tempo, como você já deve ter percebido, o Rugby Football saiu de Rugby, da Inglaterra e alcançou a Europa. E não foi só isso. As colônias britânicas conheceram o rugby logo. Isso explica como a elite do rugby é composta por Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Também chegou por aqui na América Latina por intermédio de imigrantes ingleses.

Diz-se que Charles Miller, aquele que trouxe o futebol para o Brasil, é o responsável pelas primeiras partidas de rugby e pelo primeiro clube a jogar o esporte: o São Paulo Athletic Club-SPAC, quando ainda era no "Campo dos Ingleses", no bairro de Pirituba, em São Paulo. Uma série de jogos entre paulistas e cariocas foi disputada entre 1926 e 1940. Algumas partidas internacionais também ocorreram, como contra os Springboks (seleção sul-africana) e a seleção inglesa em 1932 e 1936, respectivamente. Por conta da Segunda Guerra Mundial, os ingleses, que eram a base dos times daqui, foram convocados e as partidas ficaram suspensas até 1947. Foi então fundada, em 1963, a União de Rugby do Brasil-URB, que organizou o 3º Campeonato Sul-Americano de Rugby, no qual a seleção brasileira terminou em segundo lugar. O campeonato chamou a atenção para o esporte e foram formados times juvenis pela primeira vez.

E para falar de um assunto que, tomara, será recorrente nesta página, em 1966 se enfrentaram a A.A.A. Horácio Lane, da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e a A.A.A. Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no primeiro jogo universitário.

A Associação Brasileira de Rugby-ABR entrou no lugar da URB em 1971 e, reconhecida pelo Conselho Nacional do Desporto, organizou o 7º Campeonato Sul-Americano de Rugby em São Paulo. A Seleção Brasileira de Rugby é filiada à IRB (International Rugby Board), e figura atualmente entre as 35 melhores seleções do mundo, segundo o ranking mundial da entidade. Também é a atual campeã sul-americana B. A Seleção Brasileira Feminina foi tri-campeã sul-americana em 2007.